Plano de ensino – IEDO – 3q’23

Esta é a página sobre a disciplina BCN0405 – Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias, ministrada no terceiro quadrimestre de 2023 para as seguintes turmas:

  • A1 – Noturno, campus Santo André – horário: 2as. feiras 21h00-23h00, sala A-S106-0 e 4as. feiras 19h00-21h00, sala A-S311-3-SA.
  • B1 – Noturno, campus Santo André – horário: 2as. feiras 19h00-21h00 e 4as. feiras 21h00-23h00, sala A-S213-0-SA.

Aqui encontram-se informações específicas sobre as turmas acima – informações gerais sobre o curso podem ser encontradas na página do Gradmat para a disciplina de IEDO.

Novidades

Notícias recentes sobre o funcionamento do curso serão postadas aqui.

Aulas

Uma breve descrição do conteúdo apresentado em cada aula está listada abaixo.

  • Aula 18 – 4.12.23 – Modelagem de sistemas físicos por EDO’s lineares de segunda ordem com coeficientes constantes: oscilações mecânicas e elétricas. Sistemas massa-mola possivelmente sujeitos à resistência do ar e a uma força externa e sistemas elétricos LRC: paralelos entre os dois tipos de sistemas físicos. Interpretação física das soluções das EDO’s obtidas: 1.) caso homogêneo – regimes de amortecimento (supercrítico, crítico e subcrítico) em termos da classificação das raízes características, (quase-)frequência (angular) e (quase-)período de oscilação no caso subcrítico; 2.) caso não-homogêneo – fontes externas constantes (e.g. força gravitacional da Terra, circuitos de corrente contínua) e periódicas (e.g. forças externas senoidais, circuitos de corrente alternada). Amplitude e fase de uma fonte externa periódica em forma senoidal, ressonâncias.
  • Aula 17 – 29.11.23 – Encontrando uma solução particular de EDO’s lineares não-homogêneas de segunda ordem com coeficientes constantes (iv): método de coeficientes indeterminados (por superposição) (ii). Descrição geral do método – tipos de fonte externa f(t) para os quais o método de coeficientes indeterminados se aplica: combinações lineares de monômios admissíveis: produtos de potências t^n (n\geq 0), exponenciais e^{\alpha t} (\alpha\in\mathbb{R}) e senos/cossenos \mathrm{sen}\,\!(\beta t),\,\cos(\beta t) (\beta\in\mathbb{R}). Independência linear de monômios admissíveis e estabilidade de combinações lineares de monômios admissíveis por derivação. Roteiro do método de coeficientes indeterminados: a.) determinar a menor família de monômios admissíveis que contém os monômios que aparecem em f(t) e que é estável por derivação (i.e. derivar os monômios da família não produz monômios admissíveis novos); b.) responder se f(t) é da forma f(t)=g(t)+h(t), onde g(t)\equiv 0 ou g(t) não é solução da EDO linear homogênea associada, mas h(t) é – se não, então existe uma solução y(t) da EDO que é combinação linear dos monômios obtidos em (a.) para f(t); se sim, então há duas possibilidades: i.) th(t) não é solução da EDO linear homogênea associada (necessariamente ocorre se as raízes características são distintas) – nesse caso, existe uma solução da EDO que é da forma y(t)= combinação linear dos monômios obtidos em (a.) para g(t)+t\cdot(combinação linear dos monômios obtidos em (a.) para h(t)); ii.) th(t) também é solução da EDO linear homogênea associada (possível apenas se as raízes características são idênticas) – nesse caso, existe uma solução da EDO que é da forma y(t)= combinação linear dos monômios obtidos em (a.) para g(t)+t^2\cdot(combinação linear dos monômios obtidos em (a.) para h(t)); c.) determinar a partir da EDO os coeficientes da combinação linear de monômios admissíveis que representa a solução y(t) obtida em (a.)-(b.). (Boyce-DiPrima: Seção 3.5; Zill: Seção 4.4 – exercício: aplicar o roteiro acima aos exemplos da Seção 4.4 do Zill e recuperar as soluções obtidas lá)
  • Aula 16 – 27.11.23 – Encontrando uma solução particular de EDO’s lineares não-homogêneas de segunda ordem com coeficientes constantes (iii): método de coeficientes indeterminados (por superposição) (i). Recapitulação: método de variação de parâmetros, solução geral da EDO linear não-homogênea a partir de duas soluções linearmente independentes da EDO linear homogênea associada. Tipos de fonte externa para os quais o método de coeficientes indeterminados se aplica: combinações lineares de monômios admissíveis = produtos de potências t^n (n\geq 0), exponenciais e^{\alpha t} (\alpha\in\mathbb{R}) e senos/cossenos \mathrm{sen}\,\!(\beta t),\,\cos(\beta t) (\beta\in\mathbb{R}). Independência linear de monômios admissíveis e estabilidade de combinações lineares de monômios admissíveis por derivação. Exemplos de determinação dos coeficientes da solução particular: casos simples, superposição de fontes, ajuste no método nos casos em que (uma parcela d)a fonte é solução da EDO linear homogênea associada. (Boyce-DiPrima: Seções 3.5 e 3.6; Zill: Seções 4.4 e 4.6)
  • Aula 15 – 22.11.23 – Encontrando uma solução particular de EDO’s lineares não-homogêneas de segunda ordem com coeficientes constantes (ii): método de variação de parâmetros (ii) – solução dada por uma “combinação linear” de duas soluções linearmente independentes da EDO linear homogênea associada cujos coeficientes ( = parâmetros) variam com o tempo. Sistema linear para as derivadas dos parâmetros da solução, regra de Cramer e o papel do Wronskiano do par de soluções da EDO linear homogênea associada. Obtenção da solução, comparação com a solução do problema de valor inicial para a EDO linear homogênea associada a partir de um par de soluções linearmente independentes. Considerações sobre a generalidade do método de variação de parâmetros e do método de redução de ordem. (Boyce-DiPrima: Seção 3.6; Zill: Seções 4.2 e 4.6)
  • Aula 14 – 13.11.23 – EDO’s lineares homogêneas de segunda ordem com coeficientes constantes (iii): recapitulação – soluções exponenciais y(t)=e^{\lambda t}, polinômio característico e raízes características, par de soluções linearmente independentes nos casos 1.) raízes características reais e distintas; 2.) raízes características reais idênticas, método de redução de ordem. O caso 3.) ausência de raízes características reais: soluções linearmente independentes da forma y(t)=e^{\alpha t}\mathrm{sen\,\!}(\beta t)\ ,\,e^{\alpha t}\cos(\beta t), interpretação em termos de exponenciais complexas y(t)=e^{(\alpha\pm i\beta) t}=e^{\alpha t}(\cos(\beta t)\pm i\mathrm{sen}\,\!(\beta t)) com \lambda_\pm=\alpha\pm i\beta raízes características (complexas). Encontrando uma solução particular de EDO’s lineares não-homogêneas de segunda ordem com coeficientes constantes (i): método de variação de parâmetros (i) – elaborando a ideia do método de redução de ordem, revisitando o método do fator integrante para resolução de EDO’s lineares de primeira ordem na forma padrão. (Boyce-DiPrima: Seções 3.1 e 3.3; Zill: Seções 4.2, 4.3 e 4.6)
  • Aula 13 – 8.11.23 – EDO’s lineares homogêneas de segunda ordem com coeficientes constantes (ii): recapitulação – Princípio de Superposição para EDO’s lineares gerais e suas consequências para a forma da solução geral, soluções linearmente independentes de EDO’s lineares homogêneas, soluções exponenciais y(t)=e^{\lambda t}, polinômio característico e raízes características, par de soluções linearmente independentes no caso 1.) raízes características reais e distintas. O caso 2.) raízes características reais idênticas: método de redução de ordem. (Boyce-DiPrima: Seções 3.1 e 3.4; Zill: Seções 4.2 e 4.3)
  • Aula 12 – 6.11.23 – EDO’s lineares de ordem superior (ii): o Princípio de Superposição. Primeira forma do Princípio de Superposição: somas e múltiplos de soluções de EDO’s lineares homogêneas também são soluções, soluções linearmente independentes e bases ( = conjuntos fundamentais = conjuntos completos) de soluções, matriz fundamental e (determinante) Wronskiano de um conjunto fundamental de soluções. Solução geral como combinação linear de soluções linearmente independentes. Segunda forma do Princípio de Superposição: a EDO linear homogênea associada a uma EDO linear, a soma de uma solução de uma EDO linear não-homogênea e uma solução da EDO linear homogênea associada é uma solução da EDO original, a diferença de duas soluções da EDO original é uma solução da EDO linear homogênea associada, solução geral de uma EDO linear não-homogênea como a soma de uma solução particular da EDO original com a solução geral da EDO linear homogênea associada. EDO’s lineares homogêneas de segunda ordem com coeficientes constantes (i): soluções exponenciais y(t)=e^{\lambda t}, polinômio característico e raízes características, par de soluções linearmente independentes no caso 1.) raízes características reais e distintas. (Boyce-DiPrima: Seções 3.1, 3.2, 4.1 e 4.2; Zill: Seções 4.1 e 4.3)
  • Aula 11 – 1.11.23 – Teoremas de Existência e Unicidade (ii): o caso de sistemas n-dimensionais de EDO’s lineares. Recapitulação: redução de primeira ordem de sistemas n-dimensionais de EDO’s de ordem k, preservação da forma padrão, Teoremas de Existência e Unicidade de soluções do problema de valor inicial para sistemas n-dimensionais de EDO’s de primeira ordem na forma padrão (Picard-Lindelöf, Cauchy-Peano). Preservação de linearidade pela redução de primeira ordem, EDO’s lineares de ordem n e sua redução a um sistema n-dimensional de EDO’s lineares de primeira ordem. Existência global e unicidade de soluções de sistemas de EDO’s lineares de primeira ordem na forma padrão. (Boyce-DiPrima: Seções 4.1 e 7.1; Zill: Seções 4.1 e 8.1)
  • Aula 10 – 30.10.23 – Teoremas de Existência e Unicidade (i): sistemas n-dimensionais de EDO’s de ordem k e sistemas nk-dimensionais de EDO’s de primeira ordem equivalentes (redução de primeira ordem), preservação da forma padrão pela redução de primeira ordem. Teorema de Existência e Unicidade de soluções do problema de valor inicial para sistemas n-dimensionais de EDO’s lineares de primeira ordem na forma padrão com dependência contínua em ambas variáveis e lipschitziana na variável dependente (Teorema de Picard-Lindelöf), o caso de dependência continuamente diferenciável na variável dependente. Teorema de Existência (sem unicidade) de soluções do problema de valor inicial para sistemas n-dimensionais de EDO’s lineares de primeira ordem na forma padrão com dependência contínua em ambas variáveis (Teorema de Cauchy-Peano). Exemplo de falha de unicidade na ausência de dependência lipschitziana na variável dependente (y'=3y^{2/3}), exemplo de tamanho finito para o intervalo de existência (EDO de Riccati). (Boyce-DiPrima: Seções 2.4 e 7.1; Zill: Seção 1.2)
  • Aula 9 – 23.10.23 – Modelagem matemática por EDO’s de primeira ordem: aspectos gerais de modelagem matemática de fenômenos naturais – solubilidade, domínio de aplicabilidade e poder preditivo de um modelo matemático. Roteiro geral de modelagem matemática de um fenômeno: 1.) Construção do modelo – identificação das variáveis relevantes, formulação de hipóteses sobre relações entre essas variáveis, variáveis independentes (tempo, parâmetros adicionais possivelmente incluindo condições iniciais) e dependentes; 2.) Solução das equações do modelo (problema matemático abstrato); 3.) Interpretação das soluções do modelo no contexto do fenômeno original, determinação do domínio de aplicabilidade (das soluções) do modelo e possíveis ajustes na construção deste (ou seu descarte). O caso de modelos matemáticos dados por EDO’s de primeira ordem: taxas de variação e taxas de variação relativas. Modelos (por EDO’s de primeira ordem) lineares e não-lineares. Exemplos: a.) decaimento radioativo; b.) lei de resfriamento de Newton; c.) modelo logístico de propagação de doenças. (Boyce-DiPrima: Seções 1.1 e 2.3; Zill: Seções 1.3, 3.1 e 3.2)
  • Aula 8 – 18.10.23 – Análise qualitativa de EDO’s autônomas de primeira ordem (na forma padrão): fórmula geral da solução a partir do método de solução de EDO’s de primeira ordem separáveis, invariância translacional do conjunto de soluções e do campo de direções. Pontos de equilíbrio e soluções de equilíbrio: definição, faixas de soluções fora de equilíbrio (mediante hipóteses de continuidade e unicidade de soluções). Estabilidade de pontos de equilíbrio: pontos de equilíbrio estáveis (soluções de equilíbrio correspondentes: atratores), instáveis (soluções de equilíbrio correspondentes: repulsores) e semi-estáveis (por baixo ou por cima), estabilidade no futuro e no passado. Esboço do conjunto de soluções. (Boyce-DiPrima: Seções 1.1 e 2.5; Zill: Seção 2.1)
  • Aula 7 – 16.10.23 – EDO’s de primeira ordem: métodos de solução do problema de valor inicial (v) – método de substituição. Considerações gerais: forma geral da substituição e da EDO associada à ultima. Aplicações do método de substituição: 1.) EDO’s de Euler-Cauchy ( = homogêneas) – substituição reduz a EDO original a uma EDO separável; 2.) EDO’s de Bernoulli – substituição reduz a EDO original a uma EDO linear; 3.) EDO de Riccati – obtenção de uma solução que explode num ponto dado a partir de uma solução dada (limitação no tamanho do intervalo de existência). (Zill: Seção 2.5)
  • Aula 6 – 11.10.23 – EDO’s de primeira ordem: métodos de solução do problema de valor inicial (iv) – EDO’s exatas (ii). Recapitulação: relação com derivação implícita, condição de integrabilidade, obtenção da equação (de função) implícita para a solução, interpretação geométrica. Método do fator integrante para a conversão de EDO’s em EDO’s exatas: considerações gerais, condição de integrabilidade generalizada, obtenção de um candidato a fator integrante sob a hipótese de independência de uma das duas variáveis, exemplos (EDO’s lineares, EDO’s separáveis). (Boyce-DiPrima: Seção 2.6; Zill: Seção 2.4)
  • Aula 5 – 9.10.23 – EDO’s de primeira ordem: métodos de solução do problema de valor inicial (iii) – EDO’s exatas (i). Relação com derivação implícita, condição de integrabilidade, obtenção da equação (de função) implícita para a solução, interpretação geométrica. Condições para a existência de soluções da equação implícita por meio do Teorema da Função Implícita. (Boyce-DiPrima: Seção 2.6; Zill: Seção 2.4)
  • As aulas de 2.10 e 4.10 foram suspensas em virtude da V Semana das Engenharias da UFABC.
  • Aula 4 – 27.9.23 – Recapitulação: EDO’s e suas soluções (com exemplos), famílias (parametrizadas) de soluções, soluções gerais (parametrizadas) de uma EDO, famílias unívocas de soluções, o problema de valor inicial (com exemplos). EDO’s de primeira ordem: métodos de solução do problema de valor inicial (ii) – EDO’s lineares de primeira ordem (método do fator integrante) e EDO’s de primeira ordem com variáveis separáveis, verificação de que as fórmulas obtidas são de fato soluções. (Boyce-DiPrima: Seções 1.2, 2.1 e 2.2; Zill: Seções 1.2, 2.2 e 2.3)
  • Aula 3 – 25.9.23 – Recapitulação: EDO’s e suas soluções, famílias (parametrizadas) de soluções, soluções gerais (parametrizadas) de uma EDO, famílias unívocas de soluções. Exemplos de soluções gerais: 1.) soluções parametrizadas por condições iniciais, problema de valor inicial e sua boa postura. 2.) soluções parametrizadas por condições de contorno, problemas de valores de contorno. EDO’s de primeira ordem: métodos de solução do problema de valor inicial (i) – o papel do Teorema Fundamental do Cálculo, EDO’s lineares de primeira ordem (método do fator integrante) e EDO’s de primeira ordem com variáveis separáveis. (Boyce-DiPrima: Seções 1.2, 2.1 e 2.2; Zill: Seções 1.2, 2.2 e 2.3)
  • Aula 2 – 20.9.23 – Recapitulação: EDO’s e suas soluções, terminologia básica, EDO’s (a valores) vetoriais e sistemas de EDO’s. Classificação de EDO’s (ii) – classificação por ordem, EDO’s autônomas e não-autônomas, EDO’s lineares e não-lineares. Classificação de EDO’s lineares em termos de seus coeficientes: coeficientes constantes e variáveis, EDO’s lineares homogêneas e não-homogêneas. Exemplos. Extensão da classificação de EDO’s para EDO’s vetoriais e sistemas de EDO’s. Famílias (parametrizadas) de soluções, solução geral de uma EDO. (Boyce-DiPrima: Seções 1.2 e 1.3; Zill: Seções 1.1 e 1.3)
  • Aula 1 – 18.9.23 – Informações sobre o funcionamento do curso. Motivação: o que são equações diferenciais ordinárias (EDO’s), e para que servem? EDO’s e suas soluções, terminologia básica, EDO’s vetoriais e sistemas de EDO’s. EDO’s como modelos matemáticos de leis naturais – exemplos (Segunda Lei de Newton, circuitos elétricos, decaimento radioativo), interpretação dos parâmetros de uma EDO no contexto de um modelo. Classificação de EDO’s (i) – EDO’s autônomas e não-autônomas, EDO’s lineares e não-lineares. (Boyce-DiPrima: Seção 1.3; Zill: Seções 1.1 e 1.3)

Bibliografia

Listamos aqui os textos que seguiremos mais de perto.

  • William E. Boyce, Richard C. DiPrima, Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno (10a. edição). Editora LTC, 2015 (original em inglês: Elementary Differential Equations and Boundary Value Problems – Tenth Edition. Wiley, 2012). Exemplares podem ser encontrados na biblioteca do campus Santo André (link acessível somente dentro do campus).
  • Constantin Corduneanu, Principles of Differential and Integral Equations (AMS Chelsea, 1977).
  • Hamilton L. Guidorizzi, Um Curso de Cálculo, Volume 4 (5a. edição). Editora LTC, 2002.
  • Dennis G. Zill, Equações Diferenciais com Aplicações em Modelagem (10a. edição). Cengage Learning, 2016 (original em inglês: A First Course in Differential Equations with Modelling Applications – Tenth Edition. Cengage Learning, 2012). Exemplares podem ser encontrados na biblioteca do campus Santo André (link acessível somente dentro do campus).

Textos suplementares:

  • Tom M. Apostol, Cálculo, Volume 1 (2a. edição). Editorial Reverté, 1996 (original em inglês: Calculus, Volume I – Second Edition. Wiley, 1967); Volume 2 (2a. edição). Editorial Reverté, 1996 (original em inglês: Calculus, Volume II – Second Edition. Wiley, 1969). Disponível online em formato PDF.
  • James Stewart, Cálculo, Volume 2 (6a. edição). Cengage Learning, 2010.
  • Armando Caputi, Cristian F. Coletti e Daniel Miranda – Notas de Aula de Cálculo I (online) – referência suplementar para o material de FUV empregado no curso de IEDO.
  • Rodney Bassanezzi – Equações Diferenciais Ordinárias (online em formato PDF).
  • J. C. A. Barata, Curso de Física-Matemática (online em formato PDF) – Capítulos 12 (Equações Diferenciais Ordinárias. Uma Introdução), 13 (Alguns Métodos de Resolução de Equações Diferenciais Ordinárias) e 14 (Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias Lineares).

(Observação: os links dos livros disponibilizados acima partem de um servidor que, em princípio, oferece tais materiais legalmente. Se for comprovado que este não é o caso, os links serão retirados sem aviso prévio)

Recomendações e material didático suplementar

Faremos uso tácito dos conceitos vistos na disciplina BCN0402 – Funções de Uma Variável e, em menor grau, de conceitos vistos na disciplina BCN0407 – Funções de Várias Variáveis. Uma breve recapitulação do teorema fundamental do Cálculo será feita numa das aulas, à guisa de motivação (ver Roteiro abaixo para mais detalhes), e uma breve revisão de técnicas de diferenciação e integração pode ser encontrada na Lista 0 de exercícios (ver Listas de exercícios abaixo para mais detalhes). Haverá também uma revisão similar no Teste online 0 (ver Testes online (Moodle) abaixo para mais detalhes). Os tópicos de FVV relevantes para IEDO (cálculo diferencial de várias variáveis, até a Regra da Cadeia e funções implícitas) não serão revisados em aula, então recomendamos fortemente que o aluno com dificuldades nestes faça uma revisão. Estarei à disposição para atender dúvidas referentes às recomendações nos plantões de dúvidas.

Uma seleção de vídeos para estudo individual pode ser encontrada na página do Gradmat para a disciplina de IEDO.

Para auxiliar o estudo individual de resolução de EDO’s, recomendamos o software Symbolab. Para mais sugestões de software, recomendamos visitar a página do Gradmat para a disciplina de IEDO.

Avaliação

  • Média preliminar:
    Mp = 0,5*(P1+P2) + 0,15*Mt , onde Mt é a média dos testes online no Moodle (valendo de 0 a 10).
  • Média final:
    Mp = 0,5*max(P1+P2, Rec+P1, Rec+P2) + 0,15*Mt
  • Critério de conversão de média preliminar (Mp) / final (Mf) para conceito preliminar (Cp) / final (Cf): Cp (resp. Cf) = F – Mp (resp. Mf) < 4,5;
    Cp
    (resp. Cf) = D – Mp (resp. Mf) = 4,5-5,2;
    Cp
    (resp. Cf) = C – Mp (resp. Mf) = 5,3-6,9;
    Cp
    (resp. Cf) = B – Mp (resp. Mf) = 7,0-8,4;
    Cp
    (resp. Cf) = A – Mp (resp. Mf) = 8,5-10,0.
  • Haverá uma prova substitutiva e uma prova de recuperação no final do curso. O conteúdo de ambas as provas compreenderá toda a matéria.
  • A prova substitutiva só poderá ser feita por participantes que não puderem comparecer a uma das provas, com justificativa formal por escrito da ausência entregue ao docente no máximo até o horário de início da prova substitutiva. Preferencialmente o documento físico original deve ser entregue; se não por possível (e.g. pelo mesmo ser exigido para justificar ausência em provas de outras disciplinas), será aceita uma cópia digitalizada enviada por email mas será exigido nesse caso que @ participante apresente o documento original para conferência dentro do mesmo prazo.
  • A prova de recuperação será aplicada no início do 1q’24, em data e local a serem divulgados futuramente. Apenas participantes que ficaram com conceitos preliminares D e F (ver critério acima) após a aplicação da prova substitutiva poderão fazer essa prova.
  • Datas das provas:
    P1 – 25.10 (quarta-feira);
    P2 – 6.12 (quarta-feira);
    Sub – 13.12 (quarta-feira, se houver necessidade), 19h00-21h00;
    Rec – início do primeiro quadrimestre de 2024, a divulgar.
  • Como a data e horário da Sub está fora do calendário oficial de reposição de feriados (notar que apenas os feriados de quarta-feira, 15.11 = Proclamação da República e segunda-feira, 20.11 = Dia da Consciência Negra afetam nosso calendário, e tais datas são repostas respectivamente em 19.12 e 20.12 pelo calendário oficial), será necessário agendar uma sala de aula para a sua aplicação, que será divulgada em tempo hábil se for o caso.

Listas de exercícios

As listas de exercícios do Gradmat podem ser encontradas aqui:

É extremamente importante que @s participantes façam todas as listas, de preferência à medida que a matéria vai sendo dada, para consolidar o aprendizado do conteúdo e ver quais dúvidas aparecem. Não deixe suas dúvidas se acumularem! Pergunte!

@s participantes que assim desejarem poderão entregar as suas resoluções das listas correspondentes à matéria de cada prova até a aula seguinte a prova correspondente (P1 – 20.3; P2 – data da Rec). Tais listas serão avaliadas nos casos de média final limítrofe para aprovação (ver tabela de conversão de conceitos acima), convertendo-se num bônus de até 1,5 ponto na média final.

Testes online (Moodle)

Haverá quatro (4) testes online na plataforma Moodle. @s participantes deverão receber as informações detalhadas sobre cada teste diretamente nos seus emails institucionais ((at)aluno.ufabc.edu.br), e deverão logar-se na plataforma com seu login e senha institucionais para fazer os testes.

Os exercícios cobertos nos testes online constituem uma seleção mínima de exercícios e não substituem a resolução das listas de exercícios do Gradmat, que são mais abrangentes e completas.

Cronograma de janelas de resolução dos testes:

  • Teste 1 – 7.10 a 10.10;
  • Teste 2 – 21.10 a 24.10;
  • Teste 3 – 18.11 a 21.11;
  • Teste 4 – 2.12 a 5.12.

Monitoria e plantão de dúvidas

Monitoria: a divulgar.

Haverá também um plantão de dúvidas por videoconferência (Google Meet) às terças-feiras das 18h00 às 20h00, que terá início em 19.9. Tal como no caso dos plantões online de monitoria, para acessar a sala de reunião será necessário usar a conta Google vinculada ao endereço de email institucional da UFABC ((at)aluno.ufabc.edu.br). Veja o tutorial do NTI https://www.youtube.com/watch?v=Rf4kIbb4_sk para fazer a vinculação caso isso já não tenha sido feito. Reitero que o acesso à sala será tacitamente negado a contas Google que não satisfaçam a essa condição, por razões de segurança. O link da sala será divulgado por email pouco antes do início de cada plantão.

Finalmente, o Moodle terá um fórum aberto de perguntas e respostas onde @s participantes poderão tirar suas dúvidas assincronamente com o docente e/ou colegas.

Roteiro

Seguiremos de maneira aproximada o cronograma unificado sugerido para a disciplina de IEDO, com algumas modificações a serem indicadas quando necessário.

  • Motivação e terminologia básica, EDO’s como modelos matemáticos de leis naturais. Soluções particulares e gerais, dados iniciais e de contorno, problemas de valor inicial e de contorno, classificação de EDO’s.
  • EDO’s de primeira ordem. O teorema fundamental do cálculo como a solução da EDO mais simples. Técnicas particulares de solução: EDO’s exatas, curvas integrais e campos tangentes; EDO’s separáveis; EDO’s autônomas e homogêneas; simplificação por substituição: equações de Bernoulli e de Riccati, equação de Clairaut, redução de ordem.
  • EDO’s lineares de primeira ordem. Solução geral: método do fator integrante e método da variação das constantes. Modelos (construção e solução).
  • EDO’s autônomas de primeira ordem. Modelos (construção e solução). Análise qualitativa: pontos de equilíbrio, estabilidade e assíntotas.
  • Teoremas gerais de existência e unicidade de soluções de EDO’s. Enunciado e consequências.
  • EDO’s lineares de segunda ordem. EDO’s lineares homogêneas com coeficientes constantes, o wronskiano.
  • Métodos de solução de EDO’s lineares de segunda ordem: método dos coeficientes indeterminados e método de variação das constantes.
  • EDO’s lineares de segunda ordem. Modelos: sistemas mecânicos e elétricos, oscilações forçadas e ressonância.
  • Sistemas de EDO’s lineares. Redução a EDO’s de segunda ordem.
  • EDO’s de ordem superior (se houver tempo).

Pedro Lauridsen Ribeiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.