ECE – MCTB010 (1’q20)

Em virtude da pandemia de COVID-19 em curso, o ConsEPE aprovou em 3 de abril de 2020 a Resolução no. 239/2020, na qual autoriza a continuidade das disciplinas em curso no primeiro quadrimestre letivo de 2020 no formato de Estudos Continuados Emergenciais (ECE).

Em essência, o ECE prevê a transição do modelo tradicional de aulas presenciais, tornado inviável pela suspensão por tempo indeterminado das atividades presenciais nos dois campi da UFABC, para um modelo de atividades online. Após enquete com as turmas A1 Noturno e B1 Noturno – campus Santo André da disciplina MCTB010 – Cálculo Vetorial e Tensorial (ver questionário e resultados), respondida por 59,0% dos alunos matriculados nas duas turmas, observou-se que 94,4% dos respondentes ( = 55,7% dos matriculados) manifestaram preferência pela continuidade da disciplina num formato online. Desta forma, optou-se pela adesão das turmas supracitadas ao ECE.

Isso torna necessária a remodelagem do plano de ensino original. O novo plano de ensino, em fase de finalização, levará em conta as possibilidades técnicas à disposição e as regras estabelecidas nas Resolução no. 239 do ConsEPE, bem como as possibilidades e preferências dos alunos manifestadas na enquete supracitada.

No restante desta semana, serão concluídas as atividades pendentes relativas à parte do curso já ministrada presencialmente, incluindo correção de provas e disponibilização de listas de exercícios, que tiveram que ser paralisadas devido à urgência das atividades de capacitação técnica e elaboração do novo plano de ensino. Um link para este será disponibilizado abaixo até terça-feira, 14 de abril. No restante da semana a partir desse dia, serão feitos testes do novo fluxo de trabalho para a disciplina, visando a retomada das atividades a partir de segunda-feira, 20 de abril.

Por favor, não deixem de acompanhar as novidades relativas ao andamento
do curso no novo plano de ensino. A página Web anterior da disciplina não será mais atualizada.

Atenciosamente,

Pedro Lauridsen Ribeiro

Santo André, 6 de abril de 2020.

Plano de ensino – ECE – CVT – 1q’20